Benefícios do prontuário eletrônico para a gestão em saúde

O uso do prontuário eletrônico não é nenhuma novidade na área da saúde, mas ainda existem muitas instituições que ainda não conseguiram se adaptar plenamente ao uso digital.

Pensando nisso, separamos alguns dos benefícios de contar com as informações digitalizadas dos pacientes e como isso pode afetar diretamente na gestão de saúde, apresentando resultados muito mais frutíferos.

Conhecendo os pacientes

O prontuário eletrônico dá a possibilidade de reunir informações de cada paciente e entender onde estão as prioridades dentro da gestão que está sendo executada.

Quantos pacientes são atendidos por dia, qual a média de idade, quais sintomas estão mais presentes, quantos pacientes têm a mesma doença, etc. Todas essas perguntas podem ser respondidas com o uso correto do prontuário eletrônico.

Analisando as respostas é possível tomar medidas novas e que impactem diretamente na otimização da gestão como um todo.

O lado financeiro

Encontrar formas de economizar sem afetar diretamente a qualidade do atendimento aos pacientes é um dos principais desafios da gestão em saúde. Com o prontuário eletrônico, você consegue ter uma visualização mais ampla de todos os processos.

Desde o tipo de consulta, qual o plano utilizado, quais os exames solicitados, unindo todas as informações em apenas um lugar, o que auxilia no controle financeiro.

Comunicação com pacientes

A organização das consultas e dos compromissos é um ponto essencial para manter um bom relacionamento com os pacientes. E isso pode ser feito em pequenos detalhes, como sempre relembrar um dia antes o dia e horário da consulta, seja por SMS, e-mail ou WhatsApp.

Isso além de ajudar no comparecimento, também pode evitar custos desnecessários de equipamentos e equipes caso o paciente não consiga comparecer, pois avisando com antecedência ganha-se tempo para se programar melhor.

Todos esses benefícios são frutos do uso do prontuário eletrônico e ainda existem ainda mais vantagens que podem fazer parte da sua gestão de saúde.

Para conhecer mais soluções tecnológicas que fazem a diferença no dia a dia, vem para a Salux.