Novos desafios para a gestão em Saúde

Os desafios na gestão em saúde, além de diversificados, são crescentes. Um profissional que exerce o papel de líder no setor enfrenta uma série de problemas e precisa romper obstáculos todos os dias.

Ao passo que a população mundial chega na terceira idade em maior número, a taxa de doenças crônicas aumenta. Isso significa que o sistema de saúde passa a ter um papel ainda mais importante, e por mais tempo.

Para que sejam encontradas as melhores soluções aos desafios da gestão em saúde, é preciso compreender como as recentes mudanças de contexto externo e questões comuns ao dia a dia impactam diretamente nas instituições.

A seguir, entenda os principais pontos de pressão que a gestão em saúde vem vivenciando.

Os desafios são complexos e podem mudar de tempos em tempos, conforme acontecem transformações nos cenários internos e externos que influenciam a gestão em saúde como um todo.

Nos últimos dois anos e nove meses, por conta da pandemia do Covid-19, os sistemas de saúde pública e privada  no país vêm enfrentando problemas como o aumento do preço de materiais hospitalares, que somado a fatores como o absenteísmo e o piso salarial para profissionais da Enfermagem resultam em uma equação que exige a implementação de estratégias alinhadas ao uso da tecnologia.

Custos com materiais hospitalares elevaram consideravelmente

Os impactos da crise sanitária provocada pela pandemia ainda repercutem na gestão em saúde, tendo em vista a alta demanda por leitos verificada nesse período, assim como os efeitos inflacionários no preço de materiais hospitalares.

Uma pesquisa recente do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em parceria com a consultoria GO Associados aponta uma significativa elevação na média dos preços de materiais hospitalares, medicamentos e insumos, que chegam a atingir mais de 500% de variação.

O que muda no setor? 

Na gestão em saúde, o setor de faturamento também enfrenta o recente desafio de equacionar o novo piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, proposto pela Lei Federal 14.434/22.

Tendo em vista que cerca de 43% da despesa total dos hospitais é relativa ao custo de pessoal, segundo dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), a medida pressiona o equilíbrio financeiro das instituições e força gestores a buscarem alternativas que não afetem a qualidade de atendimento ao paciente.

Como o absenteísmo pode afetar a gestão em saúde?

Outro fator que impacta diretamente na eficiência dos fluxos hospitalares, bem como no faturamento das gestões em saúde, são os altos índices de absenteísmo de pacientes em consultas e procedimentos, uma vez que geram prejuízos como elevação de tempo e, consequentemente, custos para o hospital, assim como experiências negativas para os usuários.

Atualmente um hospital privado chega a ter 30% de absenteísmo. Um desafio da gestão em saúde que pode ser solucionado com o apoio da tecnologia para facilitar o monitoramento completo de toda a jornada do paciente, desde o agendamento até o check-in.

Como a judicialização da saúde afeta as gestões hospitalares

Uma das questões que tem gerado cada vez mais entraves na gestão em saúde é a judicialização por conta de erros médicos, uma situação que se agrava devido à falta de processos automatizados e uso ineficiente do prontuário eletrônico do paciente.

Assim, a famosa “letra de médico”, o preenchimento incorreto ou incompleto de prontuários do paciente seguem acontecendo e causando eventos adversos para a gestão em saúde, aumentando o número de processos relacionados a isso.

Para garantir a segurança da instituição e do profissional em um processo jurídico, é necessário que todas as informações referentes ao paciente e aos procedimentos realizados estejam relatadas conforme os padrões previstos.

A tecnologia a favor dos hospitais e clínicas

Do aumento no custo dos materiais hospitalares, passando pelos casos de absenteísmo, mudanças no piso salarial de profissionais da saúde até as brechas para casos de judicialização, os desafios atingem diversos setores, podendo, inclusive, afetar a experiência do paciente.

Para contornar eventos adversos que atingem a saúde financeira da instituição, o tripé tecnologia, processos e pessoas emerge como uma solução para esses desafios.

Visando atender de ponta a ponta às demandas mais urgentes da gestão em saúde, a Salux Technology oferece um portfólio completo de soluções para hospitais, clínicas, UPAs, ambulatórios e OSS. Entre em contato com nossos especialistas para conhecer e contar com todo o suporte necessário para a implementação e máximo proveito da tecnologia a favor da gestão em saúde.