Business Intelligence e gestão em saúde

Anos atrás a maioria das decisões eram tomadas por intuição ou baseadas em escolhas passadas. Mas atualmente, os dados têm um papel importante no momento de escolher os próximos passos, auxiliando na gestão em saúde.

O BI ou Business Intelligence é um conceito que pode ser aplicado em qualquer área e considera processos de armazenamento e análise de dados, buscando chegar em decisões mais eficientes e assertivas.

Mas como isso pode fazer a diferença na saúde?

Quando falamos em uma boa gestão em saúde, sempre levantamos os mesmo pontos. Otimização, rapidez, assertividade e assim por diante. O BI cria possibilidades de analisar exatamente o que está sendo feito o melhor possível e o que pode ser melhorado.

Por exemplo, entender quanto tempo cada tipo de atendimento leva do início ao final pode ajudar a otimizar processos e ainda criar economia.

Analisando os dados, é possível encontrar uma média e a partir disso buscar soluções capazes de melhorar o tempo de atendimento, aumentando a satisfação dos pacientes e aprimorando a equipe de profissionais.

Esse é apenas um exemplo das melhorias que a aplicação do BI podem levar para gestão em saúde.

E para dar início à aplicação, primeiro é preciso começar a coleta dos dados, para depois organizar e analisar as informações e por fim chegar em ações que podem ser tomadas.

Tudo isso pode ser feito com a ajuda de soluções pensadas exatamente para este fim, encontrar as melhores decisões por meio dos dados já existentes.

Aqui na Salux contamos com diversas opções disponíveis para levar a gestão em saúde para outro nível.