Informatização em saúde: como escolher a solução tecnológica com inteligência

Tecnologia não se compra da prateleira. No mercado de saúde brasileiro, no qual os 7.191 hospitais atuantes em território nacional – segundo dados da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e da Federação Brasileira de Hospitais (FBH) – ocupam diferentes lugares na trajetória rumo à transformação digital do setor, adaptar-se às realidades e necessidades distintas de cada instituição, tornando os processos facilitados e a experiência do paciente favorável é o que torna uma tecnologia, de fato, disruptiva.

Desafios do setor da saúde na transformação digital

Segundo o CEO da Salux Technology, Murilo Fernandes, o maior desafio está na aderência à tecnologia. É essencial que cada instituição tenha pleno conhecimento sobre seus processos, necessidades e fluxos operacionais antes da implementação de soluções digitais que atendam às demandas latentes da equipe.

A escolha inadequada de um software para uma instituição que ainda não possui domínio prévio sobre informações internas, dados de aprendizagem e estratégias necessárias para uma gestão efetiva – seja administrativa, comercial ou de atendimento – acaba por optar por tecnologias pouco ou nada disruptivas que digitalizam processos, ao invés de otimizá-los.

Leia mais: Novos desafios para a gestão em Saúde

Diferença entre inovar e digitalizar

A inovação distingue-se da digitalização ao levar a tecnologia a favor dos processos já consolidados em uma companhia. Não se trata apenas de uma réplica digitalizada do que já se tem como procedimento padrão. A tecnologia, quando disruptiva de fato, otimiza processos, automatiza ações e proporciona economia de tempo e de recursos.

Por isso, o principal ponto de atenção ao optar por uma melhoria no processo está no paciente. Se a tecnologia impacta positivamente na experiência daqueles que são atendidos no estabelecimento, então ela pode ser considerada inovadora, na prática.

Em um hospital que enfrenta problemas no gerenciamento e estoque de suprimentos, contar com uma solução que garanta que o paciente terá seu medicamento disponível, em plena qualidade, no tempo exato em que este está prescrito, é um exemplo que pode fazer a diferença algo .

Em contrapartida, instituições que já passaram pelas etapas iniciais de implementação das tecnologias têm tudo o que é necessário em matéria de dados, informações e expertise para dar um passo além e optar por soluções que, uma a uma, transformam processos e garantem o aproveitamento integral de recursos.

Assim, torna-se possível que hospitais que já passaram por uma implementação de ERP e já possuem uma estruturação robusta de dados, olhem para seus processos e passem por uma segunda onda de tecnologia. Dessa forma, o valor agregado traduz-se em resultados positivos, e que permitem inovações que novas tecnologias sejam implementadas no futuro.

Como escolher a solução tecnológica ideal para a sua instituição de saúde

Dessa forma, selecionar a melhor tecnologia em saúde para cada instituição torna-se um desafio interno importante para estabelecimentos cujo preceito integrar sistemas, viabilizar uma gestão efetiva e garantir o melhor atendimento para cada paciente.

Benefícios de escolher uma boa tecnologia em saúde

Entre as principais vantagens em macro escala estão a economia de tempo e de recursos, o ganho de eficiência operacional, a melhoria na segurança do paciente, a responsabilidade social e para com o meio ambiente, o acesso integrado e o retorno financeiro aplicado a diferentes setores de uma instituição de saúde.

Portanto, ao deparar-se com um cenário em que muitos hospitais passam por um processo de estrangulamento econômico, tornar-se criterioso a respeito da tecnologia escolhida é imprescindível para a sustentabilidade da instituição. Além disso, optar por iniciar pela evolução em detrimento da revolução constrói um caminho mais assertivo rumo à transformação tecnológica do setor.

Soluções inovadoras da Salux Technology

A Salux Technology, empresa de tecnologia 100% brasileira, conta com uma ampla gama de produtos e serviços cujo objetivo é gerir, aprimorar, ampliar e garantir máxima eficiência, conforto e confiança para que instituições de saúde possam dar os primeiros passos rumo à transformação tecnológica.

Com soluções hospitalares para estabelecimentos públicos e privados, que vão desde prontuários eletrônicos integrados de alto padrão, até ferramentas de máxima performance em gestão de negócios, a Salux oferece todo o suporte e acompanhamento necessário para uma implementação efetiva que trará bons resultados para a sua instituição.