Aplicações e benefícios do metaverso para a medicina

O Metaverso já é visto como o próximo marco na transformação digital, que irá modificar a forma como interagimos, compramos e até mesmo cuidamos da nossa saúde. Atrelada com outras evoluções, o Metaverso será um grande aliado da saúde. Entenda um pouco mais neste artigo.



As mudanças no setor tecnológico são muitas, e elas fazem parte da nossa realidade, e aos poucos podemos ver elas também atreladas a saúde. Isso tem se tornado cada vez mais comum, tecnologias que chegam em um setor e aos poucos vão sendo inseridas em outros contextos.



A telemedicina, cirurgia robótica, prontuário eletrônico são alguns exemplos que passam por intensa transformação, acelerada com a pandemia da covid-19. Os novos desafios surgem e o segmento da saúde segue investindo em inovação e adotando novos recursos tecnológicos.

O que é o Metaverso?

O metaverso é um universo virtual, que vai possibilitar a interação por meio de avatares criados digitalmente. Essa tecnologia vai surgir a partir de diversos recursos atuais, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas etc. Algumas das possibilidades incluem a ideia de uma Internet 3D, onde comunicação, diversão e negócios existirão de forma imersiva e interoperável.

São três principais variáveis que estão abrindo espaço para sua existência na vida real e na saúde. Primeiro, a chegada da tecnologia 5G, com conexões e velocidade de Internet mais rápidas. Em segundo, os novos hábitos sociais, principalmente com a expansão do home office e a possibilidade de trabalhar os executar algumas tarefas de qualquer lugar. Em terceiro a gamificação, que é a aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia.



Suas definições e abrangência ainda podem ser complexas, mas o fato é que pode se tornar uma ruptura na nossa forma de se comunicar e interagir, e isso deve fazer parte do modo como lidamos com a saúde, além de auxiliar em processos de diagnósticos e em consultas.



Possibilidades do Metaverso:

Realidade aumentada: com o metaverso, vai ser possível utilizar elementos virtuais, inseridos na vida real e o usuário pode ver e ouvir avatares e objetos em 3D usando aparelhos como smartphones ou óculos. Essa aplicação vai possibilitar que o profissional opere câmeras e equipamento para um ambiente real, a tecnologia insere os elementos virtuais conforme o objetivo do uso.



Realidade virtual: criação de um mundo criado virtualmente (programado), com a possibilidade interação com ambientes e cenários sem sair do lugar. Possibilitando diversas ações, de acordo com a programação daquele universo. Dessa forma vai permitir que a pessoa caminhe por um hospital que foi criado virtualmente ou que existe na vida real e suas dimensões foram copiadas para a realidade virtual.



Realidade mista: essa realidade estendida, permite uma imersão que vai além da visão, audição ou tato. Com a possibilidade do uso de Wearable Devices, óculos de realidade aumentada e outros dispositivos possibilitam que o usuário tenha uma experiência mais sensitiva com os elementos virtuais. Essa possibilidade já é usada na educação de medicina, em que os estudantes podem interagir com órgãos virtuais que se assemelham milimetricamente que suas cópias reais.

O metaverso é a extrapolação do mundo real e agrega em seus recursos a soma de possibilidades imersivas onde em uma realidade paralela, as pessoas podem se encontrar e mudar de ambientes, tocar, sentir e vivenciar experiências únicas daquele universo.



Essa pode ser a ferramenta que vai possibilitar que organizações de Saúde possam, reunir-se para discutir estratégias, sem precisar estar no mesmo local. Também pode ser um aliado em programas de prevenção, como um disseminador de informação. Além de captar dados, entender padrões de comportamento e estimular usuários para o cuidado de sua própria saúde.



A Salux Technology já trabalha com a visão do futuro, estabelecendo tendências e o que é de mais atual em suas plataformas. Conheça mais todas as nossas possibilidades.