Indicadores de desempenho que devem ser observados em uma clínica

O desempenho da equipe é algo que deve ser observado de perto pelos gestores, para uma melhor avaliação da equipe e do trabalho executado, são fatores que podem levar um olhar mais atencioso com o objetivo de melhorar os indicadores e as ferramentas de trabalho.

São diversas formas que podem avaliar e trazer uma visão estatística para as diferentes áreas da sua clínica. Esse tipo de avaliação também é conhecida como KPIs (Key Performance Indicator), os indicadores de desempenho para clínicas médicas, demonstram se o estabelecimento está tendo resultados positivos nas mais diversas áreas.

As ferramentas vão auxiliar na correção de problemas que afetam o crescimento da clínica, também podem ser formas de entender o seu fluxo e observar oportunidades de ampliação. Esse monitoramento e o ganho de desempenho é algo possível! Confira algumas dicas para você prestar atenção na sua clínica.

Produtividade

É preciso ter atenção aos indicadores de desempenho de maior relevância, quando nos referimos a processos internos de uma clínica. É importante mensurar a taxa de eficiência de trabalho de todas as funções do estabelecimento. Dentro dessa avaliação entram os trabalhos burocráticos feitos pela secretária e também o acolhimento realizado por técnicos de enfermagem e enfermeiros e o atendimento em consultório com os médicos.

Se confirmada uma baixa da produtividade, alguns recursos podem ser adotados para reverter essa situação. Entre as soluções estão o investimento em soluções tecnológicas, como o uso de prontuários eletrônicos. Outra alternativa é a contratação de uma empresa que faça a emissão de laudos de exames a distância, por exemplo.

Satisfação do paciente

Ao falarmos de critérios para clínicas, um dos principais fatores a serem levados em conta é a satisfação dos pacientes. Essa pode ser uma importante propaganda para o estabelecimento.

Quando um paciente sai de forma insatisfeita ele se torna um avaliador negativo do local, essa impressão causada não impacta apenas na perda do cliente, já que um paciente insatisfeito pode deixar uma avaliação negativa do seu estabelecimento nas redes sociais ou compartilhar a sua insatisfação com seus serviços para pessoas do convívio dele, como familiares e amigos.

Para entender a satisfação dos pacientes deve ser aplicado um questionário simples. Uma pesquisa feita na própria clínica, com o usuário preenchendo um formulário e o depositando em uma urna. Outra alternativa é realizar essa mesma pesquisa de forma digital.

Taxa de retorno

É importante ter um olhar atento para o retorno em consultas, principalmente para tratamentos que possam se prolongar.

O retorno da consulta médica tem o intuito de acompanhar e verificar a efetividade do tratamento sugerido, se o usuário passar por uma experiência negativa, há grande possibilidade de ir em busca de outro profissional ou instituição de saúde.

Não basta apenas mensurar quantos pacientes novos você obteve, mas sim quantos deles foram fidelizados após a primeira consulta.

Os indicadores de desempenho devem ser vistos como uma importante ferramentas para auxiliar na correção de problemas que afetam o crescimento da clínica. Eles devem receber um olhar atento e constante do gestor.

Lembre-se de que muitas ferramentas digitais podem te ajudar no monitoramento ou no melhor desempenho da equipe, para ter resultados eficientes é importante ter investimentos e também atenção com a equipe de profissionais e usuários.