A proteção de dados pessoais é um assunto que tem sido discutido com bastante afinco nos últimos anos. Afinal, desde 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados, também conhecida como LGPD, entrou em vigor no Brasil.
Com isso, a área da saúde também precisou se adaptar para lidar com abordagens mais seguras e transparentes em relação aos dados pessoais e sensíveis dos pacientes.
A sua implementação afeta desde a elaboração de prontuários médicos, programas de fidelidade, pesquisas clínicas e trocas de informações entre estabelecimentos, principalmente relacionados a exames.
Mas efetivamente, o que a LGPD muda no dia a dia dos hospitais e clínicas?
Com a sua implementação, o consentimento por parte dos pacientes e a transparência por parte das instituições em relação o que é feito com os dados pessoais e sensíveis passam a fazer parte essencial de todos os processos.
Assim, a LGPD proíbe o compartilhamento de dados com a intenção de conseguir alguma vantagem econômica por meio deles. Para que sejam compartilhados, é preciso que o paciente seja notificado das intenções e a partir disso informar se deseja consentir ou não.
Como pode ser visto, são inúmeros detalhes que precisam de atenção para que o tratamento dos dados seja feito com total cuidado e eficiência.
Uma das etapas mais importantes, então, é obter o consentimento dos pacientes antes de qualquer coisa. Isso pode ser feito por meio de um documento que esclareça todas as etapas e intenções relacionadas às informações pessoais.
Vale lembrar que quanto mais específico este documento for, melhor, pois autorizações genéricas terão valor nulo de acordo com as diretrizes da LGPD, ou seja, o paciente precisa entender com o que está concordando ou não.
Além disso, é preciso deixar claro que o paciente também tem o direito a revogar o seu consentimento a qualquer momento.
No geral, uma boa gestão em saúde já deve estar adaptada às mudanças trazidas pela LGPD e caso não esteja, é importante contar com treinamentos para que toda a equipe fique por dentro e esteja preparada para tirar dúvidas e executar um bom serviço alinhado à nova Lei.
Com a ajuda da tecnologia e de soluções criadas para otimizar processos de forma inteligente e segura, é possível se adaptar com muito mais facilidade e eficiência.