O impacto do trabalho híbrido para hospitais e clínicas

O trabalho híbrido, além de uma nova forma de trabalho que ganhou espaço em meio a pandemia de COVID-19, também trouxe um novo olhar e mais investimentos para a saúde. Com uma maior procura de serviços online e uma maior confiança no uso da Telemedicina.

O crescimento da telemedicina foi ampliado para pacientes que não desejavam se expor ou colocar outras pessoas em risco, enquanto estavam em isolamento social. Essa foi uma forma efetiva de fazer uma consulta no conforto da sua casa.

Essa modalidade de atendimento cresce cada vez mais e segundo dados da Saúde Digital Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital), mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados no Brasil entre 2020 e 2021.

Outro dado que destaca a ampliação da adesão da telemedicina é o Panorama das Clínicas e Hospitais 2021, que mostrou que cerca de 70% das instituições de saúde já oferecem atendimento via telemedicina a seus pacientes. A pesquisa também apontou que 24% das instituições já aderiram à prática plenamente e 48% tiveram adesão de parte dos profissionais.

Impacto para os médicos

A tecnologia não veio para substituir os profissionais da área, mas facilitar e contribuir com as práticas diárias. Cada vez mais a telemedicina tem sido vista como uma aliada, e com os médicos aderindo à tecnologia e a transitar nos meios digitais.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), dois a cada três médicos brasileiros consideram a adesão da telemedicina e o classificam como um “método seguro e eficaz para o atendimento de pacientes”, especialmente após a pandemia da Covid-19.

Atualmente, existem inúmeras tecnologias em desenvolvimento para atender às mais diferentes necessidades, e uma das tendências em telemedicina, essa segmentação cada vez mais clara deste mercado.

Entre elas, a Salux apresenta a modalidade de Teleradiologia, que beneficia hospitais e clínicas que precisam de laudos com urgência e vão poder contar com os melhores médicos especialistas em qualquer parte do mundo e em qualquer horário, com alto padrão de qualidade e segurança.