Os paradigmas da saúde foram transformados e ganham cada vez mais características, complexidade e desafios. Muitos profissionais atribuem a revolução do setor à crise provocada pela Covid-19. Porém, os negócios já passam por mudanças constantes principalmente com o avanço tecnológico. Os progressos e melhorias na gestão da área da saúde modificaram diretamente o perfil de gestores, que se adaptaram rapidamente as mudanças ao perceberem as novas necessidades e desafios enfrentados por suas equipes.
Empreendedorismo, liderança exponencial e afinidade com as novas tecnologias, fazem parte do novo perfil do gestor de saúde. Confira abaixo mais algumas características:
Liderança e capacidade analítica
Em um hospital ou clínica, só é possível fazer as escolhas acertadas quando temos visão analítica bem desenvolvida. É fundamental ter uma capacidade avançada de coletar e analisar uma gama de informações qualitativa e quantitativa para tomar decisões que sejam benéficas para o negócio.
Inteligência emocional
Essa é uma habilidade extremamente necessária, principalmente para quem atua no ramo da saúde. É fundamental não apenas lidar com as próprias emoções, mas também com as emoções das outras pessoas. Problemas podem surgir a qualquer momento, que envolvem equipes internas e externas, e cabe ao representante avaliar e trabalhar na solução. A gestão realizada de maneira planejada, a partir de uma visão abrangente acerca dos negócios, são essenciais para atingir as metas e os objetivos traçados. Porém, necessitamos considerar os possíveis imprevistos e ter flexibilidade para ajustar nosso trabalho de acordo com as situações inesperadas.
Perfil alinhado aos resultados
É muito importante que o gestor esteja constantemente atualizado e em busca de adquirir novos conhecimentos de acordo com as exigências do mercado. É necessário, ainda, antecipar tendências e ter uma atuação voltada aos resultados. O conhecimento pleno sobre gestão da saúde é outro atributo essencial em um líder.
O trabalho em um ambiente integrado por ferramentas e sistemas, torna mais fácil empoderar os profissionais envolvidos em cada processo e facilitar a comunicação entre eles – o que impacta diretamente na qualidade da assistência. Para isso, o novo perfil de gestor de saúde exige uma responsabilidade por incentivar uma nova cultura entre as equipes e a inovação tecnológica do trabalho.