Saiba como melhorar a gestão do tempo e produtividade

A gestão de tempo e produtividade são elementos essenciais da rotina de trabalho. Esses dois fatores estão interligados, dependendo um do outro.

Assim, por meio de gestão efetiva é possível otimizar a produtividade de uma equipe. Confira nossas dicas:

Analisando o contexto

Para um planejamento assertivo, é preciso entender o funcionamento de um setor e o modo como as funções se correlacionam. Diante disso, é possível estabelecer prioridades e organizar o tempo, separando o que é mais importante, urgente ou que demande mais tempo. Quanto mais organizada uma equipe, mais fácil priorizar e dedicar o tempo correto para cada atividade que precisa da sua atenção ao longo do dia.

Criando metas

Com as prioridades bem estruturadas, torna-se possível a implementação de metas e checklist, organizando o que você precisa fazer no dia. Leve em consideração as principais tarefas que devem ser colocadas em prática. Estabeleça o tempo necessário e o que exatamente precisa ser feito. Seja realista na sua lista, não cumprir o estabelecido pode gerar frustração e sensação de angústia por acúmulo de trabalho.

Planeje a rotina diária

Cada pessoa tem o seu perfil, na hora de montar sua rotina é muito importante ter o conhecimento do seu melhor desempenho. Dessa forma, para planejar uma rotina diária, é preciso analisar suas necessidades, não existe fórmula mágica.

Siga algumas dicas:

Estabelecer prioridades: organize seu tempo e o que é mais importante, urgente, que demanda mais tempo.

Checklist: anote todas as tarefas que você precisa fazer. Mas seja realista!

Evitar distrações: sabe aqueles 5 minutinhos que magicamente viram 40 minutos? Então, evite ao máximo esse tipo de distração.

Foco: ser multitarefa não significa ser produtivo. Comece e termine uma tarefa, só depois vá para outra.

Descanso: separe um momento para se desligar um pouco das obrigações diárias.

Ferramentas digitais

O celular é um item indispensável na vida das pessoas, no ambiente de trabalho. o sistema interno também pode ser de bom uso. O uso da tecnologia, pode auxiliar na otimização da produtividade com o uso de ferramentas de gestão. Algumas delas têm funções como dashboards para acompanhar métricas relevantes, além de integrações com outras ferramentas como as agendas virtuais. No seu celular você pode facilmente encontrar aplicativos que vão auxiliar com lembretes ou bloco de notas.

Podemos perceber que a gestão do tempo e produtividade é necessária em todos os aspectos do nosso dia a dia, até mesmo nos momento no tempo reservado para o descanso. Seu começo pode ser um pouco complicado. Mas, para obter resultados e conseguir manter uma rotina saudável é essencial gerir seu dia.