Segurança do paciente

Você já parou para pensar na importância da segurança dos pacientes, até mesmo quando estão fora do consultório? Essa é a proposta do Ministério da Saúde, que estabeleceu o mês de Abril como: Valor do Autocuidado para a Segurança do Paciente. Com a finalidade de estimular a participação consciente de pacientes e usuários do sistema de saúde em relação à sua própria segurança.

Dessa forma é reconhecido os indivíduos como agentes ativos na gestão dos próprios cuidados de saúde em áreas como a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças, autocuidado, prestação de cuidados a pessoas dependentes e reabilitação, incluindo cuidados paliativos.



Segundo a OMS, o autocuidado é a capacidade de indivíduos, famílias e comunidades de promover sua própria saúde, prevenir doenças, manter a saúde e lidar com doenças e deficiências com ou sem o apoio de um profissional de saúde.



A segurança do paciente é uma estratégia essencial e que busca sensibilizar os profissionais de saúde e os próprios pacientes, principalmente em processos de qualificação do cuidado. Nessa perspectiva o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) também busca contribuir na qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.



A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.



Ações que efetivam a segurança do paciente:

• Reduzir fatores de risco pessoais (atividade física/alimentação/bem-estar)

• Autogerenciamento de sua saúde e tratamento (adesão às terapias e uso correto de medicamentos)

• Busca de respostas em casos de dúvidas ou dos efeitos das terapias

• Observação de efeitos adversos ou sintomas com uso dos medicamentos

• Busca de orientações em fontes técnicas (profissionais de saúde, bulas e serviços de referência)

A segurança do paciente é uma área essencial, que promove a redução dos riscos de danos desnecessários associados à assistência em saúde. Focada no compartilhamento de informações de qualidade com os outros responsáveis pelo cuidado, como os profissionais de saúde.